fbpx

Dicas de Manutenção Residencial

Após longo período em construção ou reforma, tudo o que o proprietário deseja é curtir o sossego do seu lar, não é verdade?! E para isso é necessário ficar atento as manutenções preventivas residenciais que devem ser feitas regularmente para que sua casa continue sendo sinônimo de conforto, segurança e tranquilidade.

A manutenção residencial é fundamental para que seu imóvel seja sempre seguro e livre de problemas, para isto, veja algumas dicas para deixar sua casa em ordem.

  • Limpeza da Caixa d’Água

Os reservatórios e caixas d’água devem ser lavados a cada seis meses, garantindo assim a qualidade da água que chega nas torneiras e chuveiros. Também é fundamental verificar se ela encontra-se devidamente tampada, evitando assim a entrada de sujeira e proliferação de larvas do Aedes aegypti.

  • Limpeza das Caixas de gordura

As Caixas de gordura devem ser limpas a cada seis meses. Essas caixas tem o papel de reter a gordura proveniente da pia da cozinha que, caso caia na rede de esgoto, provoca o entupimento da mesma. Fique atento.

  • Telhados e Calhas

Os telhados e calhas devem ser revisados a cada seis meses ou sempre antes dos períodos frequentes de chuva. As calhas são muito fáceis de entortar ou amassar e esses danos podem gerar infiltrações de água pelas juntas ou emendas. Deve-se fazer periodicamente a retirada de folhas de árvores ou qualquer outro tipo de sujeira que comprometa a passagem da água nas calhas e drenos coletores. Também fique atento as telhas quebradas que podem gerar infiltrações, goteiras e, consequentemente, mofos.

  • Pintura Externa

É recomendada a pintura externa uma vez por ano. Além de possuir uma importante função estética, a pintura externa previne a infiltração de água e umidade nas paredes e, consequentemente, de mofo no interior da residência.

  • Pisos

O maior agressor para pisos são os grãos de areia carregados nos nossos sapatos, por isso, antes de entrar em casa lembre-se de limpar as solas dos sapatos ou até mesmo trocar o calçado antes de pisar dentro de casa, isso também evitar contaminação de germes e bactérias no seu lar e contribui pra saúde da sua família.

  • Vazamentos

É importante sempre verificar o funcionamento dos equipamentos hidrossanitários para detectar possíveis vazamentos, gotejamentos ou infiltrações que devem ser reparados imediatamente. Os vazamentos são problemas muito comuns de aparecer, mas nem tão simples de serem resolvidos. Podem acontecer nos encanamentos, torneiras, banheiras, piscinas e nos mais diversos locais que muitas vezes são imperceptíveis. Quando o vazamento é aparente, o trabalho torna-se mais simples e rápido, porém, quando o vazamento é interno e não se consegue visualizar o ponto exato, o serviço torna-se muito mais complexo e exige técnicas e ferramentas específicas. De tempos em tempos você pode fechar todas as saídas de agua e conferir se o relógio medidor de água para de girar ou se o número estaciona, se tudo parar, significa que não existe nenhum vazamento oculto nos canos de agua, caso contrário, será necessário ajuda profissional para corrigir o problema.

  • Entupimento de Tubos de esgoto e água pluvial

Não jogue sujeira ou lixo nas saídas de esgoto ou ralos de agua pluvial, isso pode ocasionar entupimento da tubulação. É fundamental sempre fazer a limpeza dos ralos que podem acumular sujeiras. Também é comum as raízes de plantas encontrarem fissuras em tubos antigos de agua pluvial e crescerem por dentro destes tubos, causando entupimento.

  • Fissuras estruturais

As trincas que aparecem nas estruturas e nas alvenarias podem indicar problemas como dilatação, emenda de materiais ou insuficiência estrutural. Deve ser verificado se as trincas estão estabilizadas ou se estão em movimento. Para isso, pode-se fazer um exame complementar simples. Fecha-se a trinca com pasta de gesso (se for interna) e com pasta de cal e cimento (se for externa). Observa-se durante algum tempo, no mínimo alguns dias. Se permanecerem fechadas é sinal de que estão estabilizadas e, dependendo do caso, já podem ser diagnosticadas e tratadas (fechadas definitivamente). Se as trincas da parede reabrirem é sinal de que o fenômeno causador está ativo, e há duas possibilidades para o que está ocorrendo: ou é uma trinca sazonal (que abre e fecha em função de variações climáticas) e para confirmação disso talvez as observações devam se estender por mais tempo, ou é uma trinca progressiva, indicadora de problemas estruturais ou de fundações e que podem exigir solução até urgente. Nesses casos a situação exige um profissional especializado.

  • Dedetização

É recomendado fazer a dedetização da sua casa uma vez por ano. Um problema ainda comum em residências é o de infestação de pragas urbanas, que podem devastar os móveis, encanamentos, parte elétrica, madeiramento e além disso serem muito prejudiciais para higiene do local, comprometendo a saúde da família. A melhor solução para cada tipo de praga sem dúvida é chamar empresas especializadas para combatê-las.

  • Cronograma

Para que não haja risco de esquecer nenhuma manutenção preventiva é importante elaborar um cronograma anual de manutenção. Dessa forma, fica fácil e prático manter tudo em perfeito funcionamento, programar o custo das atividades e aumentar a durabilidade do seu precioso imóvel.

 

Gostou dessas dicas? Não esqueça de fazer a manutenção do seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *